Capacidades administrativas adotadas pelas SMEs para implementar políticas educacionais emergenciais durante o período da pandemia da Covid-19

Viviane Fraga Gouveia Rossi, Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza

Resumo


Desde 2020, o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, que afetou condições econômicas e sociais e, consequentemente, diversas políticas foram adotadas para minimizar seu impacto. Políticas educacionais emergenciais foram aplicadas durante a suspensão das aulas presenciais para proporcionar a equidade de acesso à educação. As respostas dadas pelas Secretarias Municipais de Educação (SMEs) foram diversas. O objetivo desta pesquisa foi mapear as capacidades administrativas (regulatória, analítica, de coordenação e de entrega) de SME de cidades selecionadas nos estados do Mato Grosso e Paraná na implementação de políticas educacionais emergenciais. O debate sobre capacidades administrativas é baseado em Lodge e Wegrich (2014). Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, com natureza aplicada, caráter descritivo e analítico. Foram utilizados procedimentos bibliográficos e documentais, com coleta de dados empíricos. Os resultados da pesquisa mostram que, em relação às capacidades administrativas das SMEs pesquisadas, as SMEs dos municípios paranaenses se destacaram nas capacidades analítica e de entrega; e as SMEs mato grossenses, nas capacidades regulatória e de coordenação. A capacidade de coordenação se concretizou de maneira semelhante nos municípios analisados. A SME de Atalaia (PR) se sobressaiu na análise de todas as capacidades administrativas em relação aos demais municípios da pesquisa.


Palavras-chave


capacidades administrativas; políticas educacionais emergenciais; pandemia; políticas públicas.

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DOI: 10.3895/rbpd.v13n2.16070

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