A ideia e concepção da Revista Brasileira de Geomática (R. bras. Geom.; RBGeo) surgiu após um trabalho de 2 anos (2011 e 2012), realizado na seção Iniciação Científica em Geociência na revista Synergimus scyentifica UTFPR (ISSN 2316-4689). Não tínhamos muitas pretensões quando iniciamos este trabalho, que começou com a realização anual da Semana de Agrimensura na UTFPR, campus de Pato Branco. Além da realização do evento foi desejo que os alunos do Curso Técnico de Agrimensura tivessem a oportunidade de escrever e publicar os trabalhos realizados em atividades como iniciação científica. Assim, nasceu a seção Iniciação Científica em Geociências na revista Synergimus, a qual tem como objetivo principal ser uma incubadora de revistas.
Após dois números publicados naquela seção tivemos a grata satisfação de ter recebido, junto a CAPES, o Qualis B5 na área de Geociências.
Com o objetivo de alcançar voos mais altos em meados de 2012 iniciou o projeto de criação da RBGeo, a partir do desmembramento da seção Iniciação Científica em Geociências da revista Synergimus Scyentifica. Foram 6 meses de trabalho árduo, porém prazeroso, para a concepção e definição dos pontos norteadores da revista. Em março/2013 foi então publicado o primeiro número da revista, e em 2015 a mesma apareceu no sistema de classificação de periódicos da CAPES.
Outro fator que motivou a criação de uma revista específica para a área de Cartografia e Agrimensura foi o pequeno número de periódicos, além da limitação para a publicação de trabalhos voltados principalmente aos projetos práticos realizados em obras da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Dessa forma, uma das preocupações iniciais foi compor um corpo editorial com membros atuantes na área escopo da revista.
Assim, a RBGeo é composta de seção para publicação de trabalhos científicos e originais, e seção para trabalhos com enfoque nas técnicas e práticas no âmbito da Engenharia, trabalhos desenvolvidos em nível de iniciação científica e, finalmente, para os trabalhos que abordam temas conhecidos da Cartografia e Agrimensura, mas sob um ponto de vista didático. Nessa última seção faço um convite especial aos professores para que submetam trabalhos destinados ao ensino, como solução de exercícios com fundamentação teórica, revisão de literatura ou algum tema abordando aspectos pouco discutidos em livros-textos.
Assim, a RBGeo tem a missão de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas que envolvam a Geomática em seus diversos níveis de aplicações.
No intento de acompanhar as mudanças ocorridas no campo científico, em 2017 a Revista Brasileira de Geomática iniciou a atualização de sua interface no Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) e do Layout dos artigos, e com a atribuição do Digital Objetct Identifier (DOI) às publicações. Tais artefatos têm se apresentado como requisitos fundamentais para o reconhecimento de uma revista no meio científico. Ainda, conta com um corpo de avaliadores diversificado e qualificado pertencente às renomadas Instituições de Ensino Superior.
A Revista Brasileira de Geomática que iniciou com publicações semestrais, mas em função do aumento no número de submissões, em 2017, alterou sua periodicidade para trimestral.
Assim, consolida-se em um cenário em que periódicos constantemente emergem e submergem.