- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexação
- Qualis CAPES
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Geomática (Rev. Bras. Geom.; RBGeo) é um periódico de divulgação técnica e científica destinada à publicação de artigos científicos originais, trabalhos de iniciação científica, trabalhos que envolvam ensino, pesquisa e extensão e trabalhos em nível mais práticos realizados em projetos de obras de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura em seus diversos ramos de aplicação e que venham a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológica da área.
A revista publica trabalhos em todas as áreas relevantes que envolvam as Geotecnologias, a Cartografia, a Geodésia, o Sensoriamento Remoto, o SIG, a Fotogrametria, a Topografia, o Cadastro Territorial Multifinalitário, o Geoprocessamento e suas áreas correlatas.
A submissão dos manuscritos é na forma de fluxo contínuo e pode ser realizada a qualquer época do ano. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico.
As atividades editoriais são realizadas pelo Corpo Editorial e Comitê Científico cujos nomes são periodicamente divulgados.
Os manuscritos submetidos à RBGeo são analisados por pelo menos dois revisores selecionados pelos Editores e mantidos em anonimato. Os editores têm a prerrogativa de aceitar ou não os manuscritos submetidos para publicação no que diz respeito à adequação à linha editorial da Revista e os seus escopos. A RBGeo adota o sistema de avaliação pelos pares a cega.
Os conceitos emitidos em artigos ou notas assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
A RBGeo receberá para avaliação trabalhos redigidos nos idiomas Português e Inglês.
A cobertura temática principal da RBGeo de acordo com a tabela do CNPq é:
- 1.00.00.00-3 Ciências Exatas e da Terra / 1.07.00.00-5 GeoCiências
Políticas de Seção
Artigos Originais
Nesta seção devem ser submetidos trabalhos originais resultantes de pesquisa científica e relevantes para uma das áreas de interesse da revista. Os manuscritos serão avaliados por consultores da área de conhecimento da pesquisa. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o manuscrito será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.
Nesta seção também devem ser submetidos trabalhos originais e que tragam importante contribuição resultantes de pesquisas, trabalhos técnicos e/ou práticos realizados na área temática da revista e que agreguem informações relevantes para a área.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos de Revisão
Nesta seção devem ser submetidos trabalhos que abordam temas conhecidos da Cartografia e Agrimensura, mas sob um ponto de vista didático, e procurando abordar aspectos pouco discutidos em livros-texto clássicos ou assuntos de pesquisas escritos em nível acessível a não especialistas. Os trabalhos também podem enfocar investigações sobre o ensino na Cartografia e Agrimensura, a Cartografia na Educação, revisão da literatura, fundamentação teórica com implicações para o ensino, metodologia de pesquisa educacional com relevância para a educação.
Nesta seção também devem ser submetidos trabalhos que tragam revisão sobre metodologia e pesquisas científicas publicadas importantes para a discussão de temas envolvendo a fronteira do conhecimento.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos serão submetidos à aprovação preliminar do Editor e/ou Conselho Editorial, devendo atender às normas de redação e ao escopo da revista. Após a aprovação preliminar a proposta será encaminhada em formato eletrônico a dois membros do Comitê Científico de notório saber, que se prontifiquem a proceder a uma análise crítica sobre o seu conteúdo num espaço de tempo de 30 dias, retornando o parecer ao Editor e/ou Conselho Editorial. A avaliação por pares será sigilosa (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.
Periodicidade
A revista apresenta periodicidade trimestral, com fechamento das edições ao final dos meses de março, junho, setembro e dezembro. A publicação dos artigos é realizada em forma de fluxo contínuo, ou seja, os artigos são adicionados ao número atual assim que o processo de avaliação dos mesmos seja finalizado, por seguinte a cada três meses um número é fechado e novo número será aberto.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Revista Brasileira de Geomática.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Qualis CAPES
Quadriênio 2013-2016:
- B5: Área - Geociências
- C: Área - Matemática / Probabilidade e Estatística
- B5: Área - Engenharias I
- B5: Área - Ciências Agrárias I
- B5: Área - Ciências Ambientais
- B5: Área - Geografia
- C: Área - Biodiversidade
Quadriênio 2017-2020:
- B3: Área - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
- B3: Área - Biodiversidade
- B3: Área - Ciência da Computação
- B3: Área - Ciências Agrárias I
- B3: Área - Ciências Ambientais
- B3: Área - Engenharias I
- B3: Área - Geociências
- B3: Área - Geografia
- B3: Área - Interdisciplinar
- B3: Área - Planejamento Urbano e Regional/Demografia