As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
Resumo
Nesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v14n2.9913
Direitos autorais 2021 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.