Os bastidores de práticas interdisciplinares da educação profissional técnica de nível médio: o que dizem os professores que ensinam matemática?
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os fatores que influenciaram na elaboração dos planejamentos dos professores que ensinam Matemática na Educação Profissional e que compartilharam experiências em Encontros Nacionais de Educação Matemática. Também tem a proposta de dialogar sobre os caminhos que esses professores seguiram para superar obstáculos, no intuito de se obter um ensino interdisciplinar para o aluno da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A investigação foi realizada por meio de análises aos artigos do evento citado e pela aplicação de um questionário on-line, no qual foi possível observar e relacionar as vivências dos professores para a elaboração de seus planejamentos, possibilitando uma experiência integradora dos currículos do Ensino Médio com o Ensino Profissionalizante. Como resultado, verificamos a busca dos professores em efetivar a integração curricular e a preocupação dos docentes em relacionar conteúdos de Matemática a saberes técnicos da vida dos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n1.9888
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.