Movimento e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar, qualitativamente, de que modo os livros didáticos de Matemática utilizados nos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de São Borja/RS propõem o uso das tecnologias. Nesse contexto, foram analisadas as coleções “Projeto Araribá: matemática” (GAY, 2014); “Matemática: compreensão e prática” (SILVEIRA, 2015) e “Coleção Convergências” (CHAVANTE, 2015), sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Quanto ao livro do aluno, a calculadora é o recurso mais recorrente e, considerando as tecnologias de modo amplo, sua utilização ocorre, principalmente, em forma de exercícios que envolvem algum recurso. Quanto ao Manual do Professor, são enfatizados recursos tecnológicos variados, porém, no sentido de complementar o desenvolvimento do livro do aluno. Assim, considerando que a escola, o estudante e o professor integram uma sociedade permeada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, estas poderiam ser mais exploradas pelos livros didáticos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n2.9864
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.