Parques nacionais e ensino: mapeamento e tendências em eventos nacionais brasileiros
Resumo
Os Parques Nacionais são Unidades de Conservação de proteção integral com elevado potencial educativo e de visitação. Este estudo realizou um levantamento sobre o uso dos Parques como espaços não formais em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, a partir de 1997, e no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, a partir de 2001. A análise dos vinte e um trabalhos encontrados foi de abordagem quantiqualitativa e realizada por meio de leitura interpretativa e análise de redes, buscando a caracterização da amostra e identificação de descritores gerais, finalidades, público-alvo e metodologias abordadas. A região Sudeste apresenta grande expressividade pelas quantidades de Unidades de Conservação, programas de pós-graduação e investigações realizadas. Observa-se uma forte presença da educação ambiental na amostra, tanto em relação às abordagens utilizadas, como na escolha do evento para sua socialização. O público escolar foi o mais abordado dentre os estudos, enfatizando as potencialidades que os Parques possuem como espaços não formais de ensino. Os conhecimentos aqui analisados e sistematizados oferecem subsídios para identificação de carências e potencialidades a serem exploradas em futuras investigações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n2.9709
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.