Fenomenologia e filosofia existencialista de Heidegger no estudo de um deficiente intelectual e suas dificuldades na aprendizagem de matemática

Stelamarys Caobianco Modenutte, Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Paulo Atsushi Susiki

Resumo


Neste trabalho investigamos as trajetórias adotadas por uma professora de matemática que assiste particularmente um aluno com Deficiência Intelectual (DI) o qual apresentou progressos significativos em interpretação de texto matemático, raciocínio lógico e cálculo no decorrer de 3 anos. O objetivo foi o de compreender como a docente produziu a interação entre professor, aluno e objeto de ensino, de modo que a prática pedagógica fosse significativa e efetiva. Para tanto, utilizamos a Fenomenologia para descrever o processo interativo entre professora e aluno, bem como as trajetórias adotadas pela professora em seu fazer pedagógico. Os dados foram coletados em diários de campo que descrevem o atendimento particular e mediante a realização de entrevistas com os parentes e profissionais da escola regular em que o aluno está matriculado. A análise dos dados foi feita em função dos existenciais propostos na filosofia existencialista de Heidegger.

Palavras-chave


Ensino de matemática para deficientes intelectuais; Interpretação Matemática; Educação; Inclusão.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.9708

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