Fenomenologia e filosofia existencialista de Heidegger no estudo de um deficiente intelectual e suas dificuldades na aprendizagem de matemática
Resumo
Neste trabalho investigamos as trajetórias adotadas por uma professora de matemática que assiste particularmente um aluno com Deficiência Intelectual (DI) o qual apresentou progressos significativos em interpretação de texto matemático, raciocínio lógico e cálculo no decorrer de 3 anos. O objetivo foi o de compreender como a docente produziu a interação entre professor, aluno e objeto de ensino, de modo que a prática pedagógica fosse significativa e efetiva. Para tanto, utilizamos a Fenomenologia para descrever o processo interativo entre professora e aluno, bem como as trajetórias adotadas pela professora em seu fazer pedagógico. Os dados foram coletados em diários de campo que descrevem o atendimento particular e mediante a realização de entrevistas com os parentes e profissionais da escola regular em que o aluno está matriculado. A análise dos dados foi feita em função dos existenciais propostos na filosofia existencialista de Heidegger.
Palavras-chave
Ensino de matemática para deficientes intelectuais; Interpretação Matemática; Educação; Inclusão.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.9708
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