Uma revisão bibliográfica sobre as altas habilidades/superdotação com enfoque na matemática
Resumo
As pesquisas no campo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) têm se destacado nas últimas décadas com o propósito de contribuir com a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A partir de consultas à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), ao Banco de Teses da Capes e aos repositórios de universidades brasileiras (UnB, UFSCar, UNESP, PUCRS, PUCSP, UNIFESP, UFSC, UFPR, UFSM, UFRGS e UFES), o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica das pesquisas realizadas, buscando agrupá-las em áreas afins para delinear os principais focos dos estudos implementados com atenção especial às AH/SD em Matemática. As buscas realizadas, entre os anos de 2014 a 2017, utilizaram descritores como Altas Habilidades e Superdotação; as fases da análise do conteúdo se deram por leituras flutuantes e núcleos de significação. Os resultados revelam que as categorias mais exploradas no Brasil são de representação social, identificação e inclusão. Após a expansão das buscas para o contexto mundial, as bases consultadas revelaram que são escassas as pesquisas na área das Altas Habilidades/Superdotação em Matemática, apontando, assim, para a necessidade de estudos relativos a metodologias de ensino e programas de enriquecimento para atender as necessidades educacionais especiais e garantir a efetiva inclusão dos alunos com AH/SD em Matemática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n2.9582
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.