Elementos de motivação e barreiras na utilização de recursos educacionais abertos: um estudo entre uma instituição de ensino superior brasileira e uma alemã
Resumo
Os Recursos Educacionais Abertos têm sido apontados como uma oportunidade de melhoria na qualidade da educação e de compartilhamento de conhecimento e capacitação. Entretanto, existem elementos de motivação para sua utilização e barreiras que dificultam seu acesso. A fim de realizar um estudo comparativo, foram aplicados questionários em duas Instituições de Ensino Superior: uma alemã e outra brasileira, totalizando 76 respondentes. Em relação aos elementos de motivação, identificou-se que as respostas se mantiveram similares em ambas as amostragens, sendo o mais importante “diminuir os custos para os alunos”. Em relação às barreiras, no Brasil o fator mais importante foi “falta de acesso à internet”, uma barreira da categoria tecnológica, e, na Alemanha, “falta de tempo”, uma barreira da categoria social. Assim, conclui-se que as barreiras, por serem externas ao indivíduo, são mais propensas a diferirem em amostragens de características socioeconômicas distintas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n2.9547
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.