Senso crítico, analítico e científico de estudantes do 6º ano do ensino fundamental numa sequência didática sobre a pegada ecológica do lixo

Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier

Resumo


A Educação Ambiental como temática transversal no currículo do Ensino de Ciências possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com uma nova postura com ações em sua relação com o meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as evidências do desenvolvimento do senso crítico, analítico e cientifico de estudantes com a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo. Pôde-se concluir que a inserção da Educação Ambiental no currículo escolar de forma contextualizada pode ressignificar o modo de ensino e romper com práticas isoladas e pontuais e com a Educação mecanicista e conservadora, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre o homem, sociedade e natureza. Além disso, o processo de sensibilização dos estudantes quantos aos problemas relacionados á temática lixo contribuem para que se tornem cidadãos críticos, analíticos e alfabetizados cientificamente, sendo ativos na preservação do ambiente.


Palavras-chave


Pegada ecológica do lixo; Educação ambiental; Ensino de ciências

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DOI: 10.3895/rbect.v13n2.9374

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