Literacia digital: conceituação e frameworks no contexto de formação de professores
Resumo
Dentre as questões referentes ao acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), um dos temas estudados é literacia digital, considerada habilidade necessária para a atuação em ambientes virtuais. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre literacia digital, buscando conceituar o termo, verificando a existência de frameworks e de trabalhos que enfoquem a temática em cursos de formação de professores. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (RSL), com a seleção de 38 estudos encontrados em diferentes sites de busca para responder as questões norteadoras. A pesquisa permitiu verificar que literacia digital pode ser utilizada nos encontros de formação continuada e também apontou alguns cursos desenvolvidos junto a educadores. Na sumarização dos resultados foram mostrados alguns dados quantitativos, mas houve ênfase nas informações de cunho qualitativo. Com a realização desta RSL, foi possível realizar uma observação consistente das contribuições de diversos pesquisadores.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v14n1.8944
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