Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
Resumo
O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n1.8891
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.