Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR

Milena Galvani Rodrigues de Almeida, Cristina Lúcia Sant'Ana Costa Ayub, Felipe Micali Nuvoloni

Resumo


O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8891

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr