Focos da aprendizagem do professor pesquisador

Fabio Roberto Vicentin, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Angela Meneghello Passos

Resumo


Neste artigo apresentamos uma proposta de aplicação de um instrumento denominado Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), para a análise da aprendizagem de um professor em serviço. Nos FAPP a aprendizagem do professor pesquisador está estruturada em cinco eixos: (i) interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. Nessa pesquisa o instrumento foi aplicado para analisar a aprendizagem de um professor pesquisador que trabalhava em duas escolas públicas do estado do Paraná. Percebemos que o professor pesquisador é um triplo aprendiz, ou seja, ele é um sujeito que integra três tipos de aprendizagem: a aprendizagem científico-tecnológica; a aprendizagem docente; a aprendizagem da pesquisa; todas elas se desenvolvem simultaneamente. Mediante esta investigação foi possível observar evidências de aprendizagem do professor pesquisador em todos os eixos que compõem os FAPP.


Palavras-chave


Lousa digital; Objetos de Aprendizagem; Repositórios de Objetos de Aprendizagem; Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8869

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr