A implementação de Jogos de Computador Educacionais: uma visão geral

Leandro Augusto Kisielewicz, André Koscianski

Resumo


O espectro de possibilidades para relacionar a sala de aula com tecnologias de informação e comunicação é muito amplo; dentro dele, uma linha particular de investigação trata da adaptação ou desenvolvimento de jogos com propósitos didáticos. Esse tema foi visionado há três ou quatro décadas e tornou-se um item recorrente na agenda atual de pesquisadores em ensino. Explorar as características dos jogos como fator de motivação ou como veículo ou facilitador de aprendizagem são temas ricos de pesquisa.

Os indicadores positivos do potencial como recurso pedagógico não são, infelizmente, acompanhados de investimentos em jogos educacionais semelhantes aos existentes nos jogos comerciais. Assim há uma tendência de  encontrar softwares voltados para ensino pouco interessantes ou com menor qualidade de acabamento gráfico e artístico. Do ponto de vista pedagógico, também é possível detectar deficiências que podem ser fruto de um mal planejamento ou de superficialidade na concepção dos aplicativos.

Para compreender melhor o problema, apresenta-se aqui uma visão geral sobre o assunto. Discutem-se jogos eletrônicos enquanto ferramentas de ensino e são ponderados critérios para a criação de softwares desse tipo.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2011000100006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr