Indicadores para a (re) construção da Proposta Curricular do Ensino de Ciências no município de Rio Do Sul (SC): uma abordagem pela pesquisa-ação
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa em desenvolvimento e tem como objetivo identificar e analisar as concepções de professores sobre ciência e ensino de Ciências. Com o conjunto das discussões e reflexões, pretende-se obter subsídios para a (re) construção da Proposta Curricular para o Ensino de Ciências do município de Rio do Sul (SC), considerando-se aspectos teóricos e metodológicos associados ao ensino de Ciências. Utilizamos como metodologia, a pesquisa-ação e, como instrumento para a coleta dos dados, empregamos um questionário diagnóstico semi-estruturado, dirigidos aos sete professores, além de sete encontros, gravados em vídeo, posteriormente transcritos. Como categorias de análise, utilizamos três dimensões do projeto educativo do professor: a dimensão conceitual, a dimensão didática e a dimensão psicológica. Buscamos, a partir das concepções e crenças dos professores, de forma compartilhada, refletida e fundamentada, encontrar formas para o desenvolvimento de subsídios para a (re) construção da Proposta.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2011000100003
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.