Educação científica e o enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de ciências em formação inicial

Tárcio Minto Fabrício, Denise de Freitas

Resumo


O objetivo da investigação reportada no trabalho foi identificar as percepções sobre a educação científica com enfoque CTS em um grupo de professores de ciências em formação inicial e as dificuldades atribuídas à utilização dessa abordagem de ensino em suas futuras carreiras docentes. Para tanto, foram adotadas metodologias qualitativas de investigação, sendo os dados utilizados constituídos a partir de documentos produzidos durante a disciplina “Práticas e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas III”, ofertada para alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2014 e examinados com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os resultados possibilitaram a emergência de três perspectivas dos participantes em relação ao enfoque CTS e apontam as próprias práticas de formação de professores na universidade como um obstáculo à sua adoção na educação científica, reforçando a necessidade de que essa perspectiva, para além de um conteúdo oferecido aos futuros professores, permeie toda a sua formação universitária.


Palavras-chave


Educação Científica; Educação CTS; Formação de Professores

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8673

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