Evasão nos cursos de engenharia: um olhar para os trabalhos do COBENGE de 2000 a 2014
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a evasão no curso superior de Engenharia a partir dos trabalhados apresentados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), no período compreendido entre os anos de 2000 a 2014. O período escolhido para analisar os trabalhos do COBENGE coincide com o início da expansão do ensino superior no país em virtude de investimentos políticos e econômicos que contribuíram para a democratização da educação nacional. Teoricamente fundamenta-se em estudos que tratam sobre a evasão no Ensino Superior. Metodologicamente insere-se numa abordagem mista, pois a modalidade de pesquisa foi o estado da arte e a análise dos dados seguiu a abordagem estatística. A análise indicou que se faz necessário acolher os alunos, oportunizando ambientes em que eles possam preencher as lacunas conceituais advindas de uma possível formação educacional básica deficiente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n3.8583
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.