Raciocínio de alunos em interação com dispositivos móveis: toques e retoques numéricos ou geométricos
Resumo
Discorre-se sobre alguns fundamentos teóricos que podem subsidiar a análise sobre o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque no aprendizado e na pesquisa em educação matemática e científica. São apresentados dois exemplos oriundos de investigações com alunos do Ensino Médio: uma investigação focada em capturar e analisar formas de numeramento com o uso de aplicativo MyScript Calculator em smartphones e outra direcionada a mapear e descrever toques em telas inerentes à prática de tarefas que favorecem a realização de transformações no plano. Reflete-se sobre formas de raciocínio relativas a numeramento e geometria, particularmente, sobre a antecipação e a depuração de estratégias ou manuseios na tela.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n2.8459
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.