Estudo das demandas presentes nas perguntas formuladas pelos estudantes do ensino fundamental sobre o tema "alimentos"
Resumo
O presente artigo relata estudo, cujo objetivo é compreender os interesses de estudantes do Ensino Fundamental manifestos em perguntas propostas sobre o tema “Alimentos” para a constituição de uma Unidade de Aprendizagem. Participaram deste estudo 20 estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, que era constituído de nove meninas e 11 meninos, como idade média de 14 anos. Após a professora de Ciências explanar brevemente sobre a importância dos alimentos para o nosso organismo, foi solicitado aos estudantes a proposição de perguntas relacionadas à dúvidas, curiosidades e interesses sobre o tema. Desse modo, foram obtidas 93 perguntas, as quais foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva, que deu origem a três categorias emergentes: composição e funcionamento dos alimentos; benefícios dos alimentos e prejuízos dos alimentos. Os conteúdos dessas categorias são explicitados e analisados neste artigo.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n2.8456
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