Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study

Edda Curi, Priscila Bernardo Martins

Resumo


Esta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. 


Palavras-chave


Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8454

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr