História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios

Neusa Maria John Scheid

Resumo


Na sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos.


Palavras-chave


concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências

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DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8452

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