Identidade e saberes docentes constituídos durante a formação inicial de professores de física: um estudo de caso
Resumo
Trata-se de um excerto de uma investigação que buscou estudar o processo de constituição da identidade docente em diferentes tempos formativos a partir da aquisição de saberes. Visou analisar as múltiplas relações que envolvem a aquisição e a mobilização dos mesmos em diferentes etapas, desde a formação inicial até o exercício da profissão. Relata-se, aqui, um estudo realizado com os alunos de um curso de licenciatura em Física, nas disciplinas de Metodologias e Práticas de Ensino, numa perspectiva longitudinal. O instrumento para constituição de dados foi um questionário semiestruturado. São apresentadas sínteses das respostas referentes aos saberes atribuídos aos bons professores e sobre a satisfação com a profissão escolhida. Concluiu-se que, ao longo do curso, os alunos ampliaram e aprofundaram seus saberes, favorecidos, entre outros aspectos, pela forma como a estrutura curricular do curso foi organizada; pelo modo que os docentes das disciplinas didático-pedagógicas trabalham; e pelo perfil desses formadores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n2.8444
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.