Argumentação colaborativa apoiada por computador no ensino de ciências: uma revisão
Resumo
No presente trabalho é discutida a produção acadêmica sobre o desenvolvimento e utilização de sistemas computacionais voltados à elaboração de argumentos no ensino de ciências. Para isso, artigos sobre a temática foram analisados com dois propósitos principais: investigar quantitativamente características pertinentes ao escopo metodológico das pesquisas neles descritas (origem geográfica, sistemas computacionais que viabilizaram a elaboração de argumentos etc) e investigar qualitativamente os focos temáticos das mesmas. As análises revelaram ausência de publicações oriundas do Hemisfério Sul, baixa recorrência de utilização dos referidos sistemas computacionais em atividades didáticas destinadas ao ensino superior, assim como de argumentação sobre temas associados diretamente às ciências químicas. Foram identificados seis focos temáticos nos artigos, destacando-se aquele vinculado à construção de argumentos por parte dos alunos, tendo em vista a elaboração/reelaboração de conceitos/tópicos científicos e pseudocientíficos.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n3.8342
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