Tarefas matemáticas para uma prova escrita: uma discussão a partir da produção escrita de alunos

Fernando Francisco Pereira, Iara Souza Doneze, Marcele Tavares Mendes, Jader Otavio Dalto

Resumo


Este artigo visa apresentar uma discussão a respeito do potencial de tarefas em uma prova escrita enquanto recursos para uma avaliação como prática de investigação em que, a partir da análise da produção escrita de alunos, o professor vai além da verificação de uma produção correta ou incorreta. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho interpretativo, ancorada em uma perspectiva de avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 12 alunos matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 12 anos, em uma escola pública do Paraná, os quais realizaram uma prova escrita em que o conteúdo base era operações básicas e em que as questões foram selecionadas e adaptadas do banco de questões da “Provinha Brasil”. Essa discussão busca evidenciar características de tarefas avaliativas que potencializam o instrumento prova escrita para uma prática avaliativa em que o professor, a partir da análise da produção escrita, recolhe informações que subsidiam intervenções no processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Prova Escrita; Análise da Produção Escrita.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8341

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