Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016

Adilson Luís Pereira Silva, Hawbertt Rocha Costa

Resumo


Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.


Palavras-chave


Contextualização; Experimentação; Ensino de química

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8326

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