Da teoria à prática: a utilização de oficinas didáticas no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio
Resumo
A utilização de oficinas didáticas em sala de aula é um método eficiente, que pode auxiliar o aluno no processo de aprendizagem, interligando teoria e prática motora. Esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar de forma quantitativa e qualitativa os múltiplos conhecimentos disseminados através do uso de oficinas didáticas em sala de aula, tendo como receptora uma escola pública. Os acadêmicos que ministraram a atividade buscaram analisar as principais dificuldades de aplicação deste método. Resultados demonstraram que, de acordo com a lista presencial e avaliação quantitativa de contextualização, a oficina didática teve bons níveis de aceitação entre os alunos. Através desta prática e análise dos questionários aplicados, podemos concluir que temas pouco abordados em sala de aula, tais como: cultivo in vitro e nutrição vegetal, tornaram-se mais compreensíveis pelos alunos por intermédio desta contextualização. Demonstrando a importância de atividades práticas para o processo crítico e reflexivo dos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n1.8322
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.