Análise do jogo MixQuímico no ensino de química segundo o contexto da teoria da aprendizagem significativa
Resumo
A investigação tem como objetivo analisar o uso de um jogo pedagógico de tabuleiro no processo de ensino e aprendizagem de Química sob o contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa. O jogo é composto de um tabuleiro construído com materiais de baixo custo com quatro divisões que abordam diferentes conteúdos de Química. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da 1° série do Ensino Médio de uma escola estadual profissionalizante em Fortaleza. Utilizou-se como campo metodológico uma abordagem qualitativa pautada no estudo de caso. Conforme os resultados os estudantes apresentaram evolução dos seus conceitos adquiridos nos quais foram sendo aprimorados perante a aquisição de novos significados através do uso do jogo MixQuímico. Esse corroborou uma chance a mais de assimilar o conteúdo que foi estudado e contribuiu para identificar indícios de uma Aprendizagem Significativa. Com base ainda nos resultados obtidos concluiu-se na eficácia do jogo enquanto material didático de apoio.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n2.8153
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.