Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química

Haroldo Luis Ribas, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Carlos Alberto Marques

Resumo


Nas últimas duas décadas, a utilização dos computadores tem se intensificado no ambiente escolar. A tecnologia envolvida no ambiente computacional tornou-se indissociável do cotidiano dos estudantes, de forma o lúdico ganhou importância e os jogos computacionais tornaram-se rotina. Esse artigo analisa um jogo computacional 3D em primeira pessoa que aborda conteúdos de Físico-Química no contexto da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. As questões propostas no jogo são analisadas como objetivo de identificar a presença de aspectos CTS, conteúdos de Química e situações que caracterizem o estímulo ao aprendizado. O caráter lúdico é analisado no jogo como um todo. As análises baseiam-se na metodologia da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos nas análises indicam que ele contempla de forma adequada os conteúdos de química propostos, dentro do contexto da abordagem CTS e possui as características que o tornam uma atividade lúdica, apropriada para o ensino.

Palavras-chave


Jogos Computacionais;Ensino de Química;CTS; Ludicidade

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.8120

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