Análise da trajetória subjetiva de uma professora de ciências em um curso de formação continuada: um estudo de caso

Marcelo Alves Barros, Carlos Eduardo Laburú

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória subjetiva de uma professora em um curso de formação continuada de ciências de 1ª a 4ª séries. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas marcantes: a primeira, caracterizada por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação e superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precária formação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva. Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema conceitual inspirado na psicanálise de orientação lacaniana, denominado captura por discursos. Concluímos com algumas considerações para a formação de professores, em que destacamos a necessidade do professor saber identificar qual o tipo de discurso dominante empregado por ele em sala de aula, abrindo espaço para suas escolhas subjetivas.


Palavras-chave


formação de professores; ensino de ciências; psicanálise, perfil subjetivo

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DOI: 10.3895/rbect.v12n3.7999

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