A produção científica de grupos de pesquisas da área de ensino de ciências à luz da alfabetização científica

Juliana Carvalho Pereira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira

Resumo


A reflexão sobre possíveis articulações da pós-graduação com a Educação Básica é relevante para o Ensino e perpassa a formação e a educação.  A produção acadêmica no Brasil percorre os programas de pós-graduação e renomados grupos de pesquisadores cadastrados no Diretório do Grupo de Pesquisas (DGP) da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). Este artigo trata da produção científica de sete grupos de pesquisas, cujo nome em sua linha de pesquisa incluíssem a Alfabetização Científica (AC) e o Ensino de Ciências (EdC) e seus líderes orientassem dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação (PPG) do EdC. É um estudo de características exploratórias e descritivas do tipo cientométrico ao realizar a identificação dos indicadores como a caracterização, a seleção e a análises da produção científica. Evidenciou –se na pesquisa quais são as fontes utilizadas para gerar esse conhecimento, autores mais citados, pesquisadores e redes de pesquisadores que se formam no cenário nacional. Foi possível ainda perceber a necessidade de maiores discussões no campo conceitual e prático, que envolvem a Alfabetização Científica para possibilitar um maior debate no Ensino de Ciências, voltado à promoção de uma educação científica de qualidade.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Grupos de Pesquisas

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.7990

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