A área de ensino após a avaliação quadrienal da CAPES: reflexões fora da caixa, inovações e desafios em 2017

Tania Cremonini Araújo Jorge, Hilda Helena Sovierzoski, Marcelo de Carvalho Borba

Resumo


Qualificar pessoas para atuar na formação de formadores em Ensino/Educação no Brasil é uma ação por si, de grande relevância social. Em 2017 a Área de Ensino registrou 157 programas, dos quais 140 foram avaliados: 139 individuais e um em rede, a REAMEC, Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática.  Provocamos aqui reflexões sobre a avaliação tais como: inovações: 1- A avaliação da produção intelectual integral, com quatro “Qualis”; 2- O indicador pontos totais por docente permanente por ano; 3- O uso combinado de indicadores; 4- A criação do Qualis-Educacional; 5- Aa ficha de acompanhamento da internacionalização. Destacamos redes de cooperação em ensino e pesquisa (INCT-Ensino) e sugerimos mudanças na avaliação, entre as quais mais cooperação e menos competição e maior valorização da Inserção Social. Depositamos na comunidade na Área de Ensino uma enorme confiança sobre seu papel na resistência da sociedade por uma educação pública e de qualidade.


Palavras-chave


Ensino; Avaliação; Inovação; Indicadores; Cooperação.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.7744

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