“Como o pH afeta a qualidade do solo?”: a utilização de uma oficina experimental problematizadora para a análise dos três momentos pedagógicos

Willian Hideki Takarada, Joanez Aparecida Aires

Resumo


A Química é uma disciplina considerada complexa e desinteressante para grande parte dos estudantes do Ensino Médio. Consideramos que uma forma de torná-la mais interessante e assimilável aos alunos, consiste na utilização da experimentação problematizadora em conjunto com a abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), uma vez que tais abordagens podem tornar o Ensino de Química mais contextualizado e desenvolver a criticidade nos alunos. Este estudo teve como objetivo elaborar e aplicar uma Oficina Experimental Problematizadora, bem como analisar os três momentos pedagógicos e sua influência no desenvolvimento cognitivo e crítico do discente a partir da pergunta “Como o pH afeta a qualidade do solo?”. A oficina foi realizada dentro do conteúdo de ácidos, bases, pH e indicadores de pH e contou com a participação de alunos de um curso pré-vestibular. A partir da análise das discussões realizadas antes e após cada etapa, observou-se que a experimentação problematizadora possibilitou o desenvolvimento do conhecimento científico ao mesmo tempo que permitiu uma reflexão crítica da realidade, no que diz respeito a conceitos químicos. Ressalta-se ainda que a Oficina promoveu o primeiro contato de alunos de um curso pré-vestibular solidário com uma atividade experimental, constituindo-se este fato talvez, no seu principal mérito.


Palavras-chave


Experimentação problematizadora; Indicador de repolho roxo; CTS

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n2.7624

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr