Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: uma visão dos marcos legais contextualizada nos cursos da UFSJ

Daiane Aparecida Costa Carvalho, Marcio Roberto de Lima

Resumo


Este trabalho consolidou uma análise documental e de conteúdo, buscou investigar a formação inicial dos professores na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) considerando o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os aportes teóricos utilizados para o desenvolvimento dessa pesquisa foram estudos relativos à cibercultura e à educação mediada pelas tecnologias digitais. Do ponto de vista legal teve como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN nº 9394/96) e os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/Conselho Pleno) nº 9/2001 e nº 5/2005, que instituem, respectivamente, as Diretrizes Curriculares para os cursos de Formação de Professores da Educação Básica e para o curso de Pedagogia. A análise de conteúdo dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos investigados, nos sugeriu a necessidade de uma constante reflexão a respeito da formação inicial dos professores na UFSJ, de modo à (re)considerar o uso pedagógico das TDIC (na maioria dos projetos).

PALAVRAS-CHAVE: Cibercultura. Formação inicial de professores. Educação superior. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

 

 




Palavras-chave


formação de inicial de professores; uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TDIC); análise de projetos políticos pedagógicos

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7586

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