Análise de erros como método indicador e avaliador de conceitos subsunçores: o caso dos licenciandos em matemática da Universidade Federal de Santa Maria

Carmen Vieira Mathias, Mateus Both, Maria Cecilia Pereira Santarosa

Resumo


Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os conceitos subsunçores presentes na estrutura cognitiva de alunos ingressantes no curso de Matemática, sobre conceitos de variação de grandezas geométricas. A partir disto, propor alternativas promotoras de uma aprendizagem significativa desses conceitos, e avaliar indícios deste tipo de aprendizagem. A presença de conceitos subsunçores foi verificada por meio da análise dos erros cometidos pelos alunos. Essa análise serviu para fundamentar a elaboração de atividades desenvolvidas no Moodle, preparadas com o auxílio do software GeoGebra, considerando a integração entre conteúdos do Ensino Médio e do Ensino Superior, com o intuito de auxiliar os alunos no processo de re/construção dos conhecimentos prévios. Os resultados da pesquisa apontam a metodologia da Análise de Erros como referencial compatível no processo de no resgate e construção dos conhecimentos prévios para a aprendizagem de novos conceitos.


Palavras-chave


GeoGebra; Aprendizagem Significativa; Análise de Erros; Grandezas Geométricas; Conhecimentos Prévios.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7576

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