Análise de erros como método indicador e avaliador de conceitos subsunçores: o caso dos licenciandos em matemática da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os conceitos subsunçores presentes na estrutura cognitiva de alunos ingressantes no curso de Matemática, sobre conceitos de variação de grandezas geométricas. A partir disto, propor alternativas promotoras de uma aprendizagem significativa desses conceitos, e avaliar indícios deste tipo de aprendizagem. A presença de conceitos subsunçores foi verificada por meio da análise dos erros cometidos pelos alunos. Essa análise serviu para fundamentar a elaboração de atividades desenvolvidas no Moodle, preparadas com o auxílio do software GeoGebra, considerando a integração entre conteúdos do Ensino Médio e do Ensino Superior, com o intuito de auxiliar os alunos no processo de re/construção dos conhecimentos prévios. Os resultados da pesquisa apontam a metodologia da Análise de Erros como referencial compatível no processo de no resgate e construção dos conhecimentos prévios para a aprendizagem de novos conceitos.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.7576
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