Alfabetização científica e ensino de ciências nos anos iniciais: concepções e ações dos professores

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz, Fernanda Balzan Minosso

Resumo


O presente texto destina-se a apresentar um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais sobre a forma como concebem o ensino de Ciências e o processo de alfabetização científica em suas práticas pedagógicas. As discussões iniciais estiveram centradas em evidenciar que o ensino de Ciências se revela uma necessidade nessa etapa de escolarização, especialmente por promover a alfabetização científica. Sobre esse aspecto, o texto, ao dialogar com autores da área, pauta-se pelo entendimento de que a alfabetização científica é favorecedora de uma formação crítica, reflexiva e voltada a subsidiar a ação dos estudantes nos eventos presentes no mundo circundante. O foco do estudo esteve atrelado à fala dos entrevistados, os quais revelaram formação acadêmica diversificada, atribuíram importância ao ensino de Ciências e apresentam pouco ou nenhum entendimento sobre a forma como podem favorecer a alfabetização científica nos anos iniciais. 


Palavras-chave


Ensino Ciências; Anos Iniciais; Alfabetização Científica; Atuação Docente.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7530

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