Argumentos de professores de química e física sobre modelos de ensino: aspectos estruturais, dialéticos e retóricos
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre a estrutura e a qualidade dos argumentos elaborados por professores de Química e Física sobre temas da Educação em Ciências. O protocolo de obtenção dos dados da pesquisa correspondeu a asserções sobre as quais os sujeitos tiveram que expressar seus pontos de vista, justificando-os. Os dados escritos foram analisados de acordo com o Padrão de Argumento de Toulmin, porém recolocando-o na densidade de um discurso situado. Os argumentos produzidos foram comparados entre si e caracterizados em sua qualidade tendo em vista os aspectos estruturais dialéticos bem como os retóricos. Além de uma estrutura básica de argumento, foram encontrados argumentos com refutadores, os quais originavam outra estrutura argumentativa com apresentações detalhadas de dados e conhecimentos de base. Foram verificados, ainda, elementos que puderam ser percebidos como característicos da dimensão do pathos e do ethos, na perspectiva da argumentação enquanto persuasão.
Palavras-chave
Argumentos; Características e qualidade de argumentos;Educação em Ciências
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n2.7401
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.