Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais

Giselle Palermo Schurch, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Resumo


Atualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto.


Palavras-chave


Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n3.7321

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