A incomunicabilidade entre história da ciência e conteúdo no ensino de química do ponto de vista da epistemologia de Bachelard
Resumo
Este estudo foi desenvolvido tendo por objetivo discutir sobre a demanda de comunicabilidade entre história da ciência e conteúdo existente na construção do currículo de Química, sob o olhar da epistemologia de Gaston Bachelard. De caráter metodológico descritivo, esta pesquisa inicia-se com uma discussão sobre a relação entre a filosofia de Bachelard e a história da ciência como ferramenta de contextualização histórica dos conhecimentos científicos construídos ao longo do tempo, assim como o que se espera com a utilização dessa última quando inserida em um contexto de ensino. A discussão tem seguimento com um debate sobre o que um estudante deve esperar do ensino de Química desse ponto de vista, utilizando como norte as ideias epistemológicas de Bachelard e ainda de outros autores. Dessa maneira, espera-se que este estudo amplie as discussões sobre possibilidades de utilização da história da Química dentro de contextos específicos de ensino de ciências.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n3.6911
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