O professor e suas ações educativas no processo de alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Hanslivian Correia Cruz Bonfim, Orliney Maciel Guimarães

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental de Curitiba, a fim de identificar se tais ações contribuem para o processo de alfabetização científica e tecnológica (ACT) dos estudantes. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, com abordagem qualitativa, e cujos dados foram constituídos mediante entrevistas com nove professores, observações de aulas, análise das diretrizes curriculares para a Educação Municipal de Curitiba e dos planos de aula dos professores. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), para análise dos dados. Nesse artigo são discutidas duas categorias de análise: Recursos didáticos e Estratégias de Ensino. Com o estudo foi possível identificar que os professores utilizam em suas aulas diferentes recursos didáticos e estratégias de ensino, o que se considera relevante para o processo de ACT.


Palavras-chave


Alfabetização científica e tecnológica; Anos iniciais; Ensino de ciências

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DOI: 10.3895/rbect.v11n3.6711

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