Investigação matemática e seu aporte para a aprendizagem

Elaine Cristina Ferruzzi, Juliana Aparecida Alves da costa

Resumo


Este artigo pretende iniciar uma discussão a respeito da Investigação Matemática em sala de aula, argumentando a favor de sua inserção, entendendo-a como auxiliadora no processo de aprendizagem. Para tanto, procuramos identificar no desenvolvimento e análise de algumas atividades a presença de alguns atos, chamados dialógicos, que, caso estejam nas interações, podem nos subsidiar para este entendimento. A presença de alguns destes atos sinaliza, de acordo com Alrø e Skovsmose (2010), que esta interação pode ser caracterizada como diálogo e “interações caracterizadas como ´diálogos´ são interações que possuem qualidades que influenciam positivamente a aprendizagem” (Ferruzzi e Almeida, 2015, p. 378). A análise das interações, com base em nosso referencial teórico, nos possibilitou encontrar indícios de que a Investigação Matemática enquanto prática pedagógica propicia o diálogo, e assim inferimos sobre sua capacidade de influenciar positivamente a aprendizagem.

Palavras-chave


Diálogo; Investigação matemática; Aprendizagem.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n3.6058

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