A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em educação em ciências no Brasil

Leonir Lorenzetti, Cristiane Muenchen, Iône Ines Pinsson Slongo

Resumo


O estudo investigou a recepção da epistemologia de Ludwik Fleck pela pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. Foram analisadas 89 dissertações e teses produzidas no período de 1995 a 2015, sendo que 37 trabalhos discutem a Educação em Ciências. Os dados apontam que na década de 1990 surgiram os primeiros estudos e que há uma concentração de trabalhos na Universidade Federal de Santa Catarina, especialmente na área da Educação em Ciências. Uma análise em profundidade, a partir de 6 eixos, foi realizada em 34 trabalhos que discutem a Educação em Ciências. O estudo identificou que o maior volume está concentrado nos eixos “formação de professores” e “emergência de um fato científico”. Destaca-se a significativa contribuição das categorias epistemológicas “estilo de pensamento”, “coletivo de pensamento” e “circulação intra e intercoletiva de ideias” no processo de produção do conhecimento.


Palavras-chave


Ludwik Fleck; Produção acadêmica; Educação em Ciências; Estado do conhecimento; Categorias Fleckianas.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.6041

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