Recorte de episódios históricos para as aulas de matemática: um caminho possível

Eliane Maria de Oliveira Araman, Lucas Ferreira Gomes

Resumo


Diversas pesquisas defendem que a História da Matemática é recurso didático que pode contribuir tanto para a formação do professor, quanto para a formação dos alunos, no que diz respeito à compreensão do conteúdo e da própria Matemática, dentre outros aspectos. Todavia, mesmo com tais evidências, enquanto recurso didático, ela é pouco explorada na formação do professor, dando-se mais ênfase a uma reflexão sobre os aspectos históricos. Além disso, mesmo que tais sujeitos tenham o interesse em explorá-la em suas aulas, estes se deparam com a falta de material histórico, de orientações didáticas, de sugestões de aulas, entre tantos elementos que contribuem para que esse recurso não seja explorado. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo indicar um caminho para se realizarem recortes de episódios históricos, levando em consideração uma reflexão a respeito dos saberes docentes, que, a posteriori, podem ser utilizados em sala de aula. Para tanto, apresenta-se esta proposta, por meio de uma exemplificação: um recorte de episódios históricos sobre geometrias não euclidianas; possibilitando, assim, fazer uma sistematização da proposta.


Palavras-chave


História da Matemática. Saberes docentes; Recorte de episódios; Educação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n3.6032

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr