Análise das reflexões de licenciandos em química em situações de ensino
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as reflexões de estudantes de um curso de Licenciatura em Química, bem como as implicações destas reflexões para o desenvolvimento do processo de aprender a ensinar. A coleta dos dados ocorreu por meio da Autoscopia Bifásica integrada ao microensino, procedimento que possibilitou a filmagem dos microensinos na fase interativa e, por meio de uma entrevista, a identificação das situações-problema decorrentes das práticas de cada licenciando na fase pós-ativa. Identificamos que, embora os licenciandos se deparassem com situaçõesproblema no decorrer da sua atividade docente, uma delas sempre era a responsável por desencadear as demais. Assim, buscamos investigar momentos em que eles refletiam acerca de tal situação com vistas à transformação da sua prática. Com isso, foi possível identificar os momentos da prática reflexiva dos estudantes e constatar que estes não ocorreram de forma sequencial, mas sim caracterizados por avanços e retrocessos, o que nos permitiu elaborar um modelo em espiral que ilustra os movimentos reflexivos em uma situação de prática de ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n3.6030
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.