Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e da saúde: análise das formas de integração de ambientes virtuais de aprendizagem por professores universitários

Marina Bazzo de Espíndola, Tais Rabetti Giannella

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar as formas de integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por professores universitários das áreas de ciências e da saúde em seus contextos de ensino. Participaram 12 professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pioneiros no uso de uma ferramenta de autoria de recursos educativos na Web. Na análise temática de conteúdo das entrevistas realizadas com os professores, constatou-se que os AVA foram integrados ao ensino presencial para: organização e disponibilização de materiais educativos, realização de atividades à distância, comunicação e acompanhamento dos alunos. Os resultados indicam uma tendência de professores de áreas de conteúdo de natureza semelhante, com desafios pedagógicos parecidos, apresentarem proximidade nas formas de integração das TDIC. Corroboram, portanto, com a discussão de que a compreensão da diversidade de potencialidades e limitações das TDIC deve estar situada no contexto de cada área de conhecimento curricular com suas abordagens pedagógicas específicas.

Palavras-chave


Ensino superior; Ambientes virtuais de aprendizagem; Ensino de ciências e da saúde.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n2.5978

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