Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física

Adenilson Francisco Tetzener Junior, Nataly Carvalho Lopes, Augusto Higor do Santos de Abreu, Daniel Brina, Higor Gustavo Pires, Rafael Pereira da Silva, Cristiano Rocha de Oliveira

Resumo


Compreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico.


Palavras-chave


CTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professores

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DOI: 10.3895/rbect.v13n2.5971

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