Percepções e apontamentos de um grupo de discentes ao explorarem a hipermídia Equimídi@
Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise qualitativa baseada em percepções e apontamentos de discentes do ensino médio após desenvolverem uma atividade exploratória e avaliativa com a hipermídia Equimídi@, a qual é voltada ao ensino de Química. A pesquisa que deu origem a esse artigo é qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso e foi desenvolvida em uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso. Os instrumentos de produção de dados foram: questionário, entrevista e observação.A análise dos dados foi fundamentada em Silva e Elliot (1997) e Heidrich (2009).Os resultados indicaram uma avaliação positiva da hipermídia por parte dos discentes, principalmente no que diz respeito às possibilidades de interação, visualização e clareza nas informações apresentadas. No entanto, os dados indicaram como uma limitação a incompatibilidade da Equimídi@ com o sistema operacional Linux presente na maioria das escolas brasileiras. Como sugestão os discentes recomendaram a adequação dessa hipermídia a um sistema operacional que a torne compatível para uso em celulares.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; software educacional; tecnologias digitais
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n2.5955
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.