Análise da evolução da tecnologia: uma contribuição para o ensino da ciência e tecnologia

Luiz Augusto Hayne, Angela Terezinha de Souza Wyse

Resumo


Apesar de a tecnologia ser uma ferramenta indispensável às conquistas humanas, falta pleno entendimento da sua evolução no tempo. A literatura analisa o progresso tecnológico num contexto pré-estabelecido e pontual, conseqüência do aspecto cultural, econômico, político e social que influencia o esforço humano na geração de tecnologias. A compreensão desta evolução se apresenta como importante para a educação científica e tecnológica baseada na ideia de que C&T e sociedades são dois sistemas interligados e interdependentes. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre C&T, não se pretendeu fazer o estudo do progresso tecnológico, que é condicionado a contextos particulares de um dado momento, mas uma análise que considerou um único processo, a história da humanidade. Como resultado identificamos cinco fases de mudanças na evolução da tecnologia através dos tempos. Concluiu-se que o dinamismo tecnológico, fruto da evolução da tecnologia, diminuiu o tempo das quatro primeiras fases (primitiva ou de subsistência, artesanal ou manufatureira, mecanizada ou industrial e de automação ou de ponta) no processo histórico e que a última (ética ou de sustentabilidade) revelou-se uma alternativa ideal que conduzirá os destinos da humanidade voltados ao progresso humano.

Palavras-chave


Tecnologia; Evolução da tecnologia; Progresso tecnológico; Ensino de Ciência e Tecnologia

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DOI: 10.3895/rbect.v11n3.5947

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