Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores

Luciana Aparecida de Araujo Penitente, Claudia Regina Mosca Giroto, Altair Borges de Souza

Resumo


Entre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados.


Palavras-chave


Educação; Formação de professores; Pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5814

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr