Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação

Herman do Lago Mendes

Resumo


Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns.


Palavras-chave


Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação.

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5801

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